25.11.09

I.E. Clélia Nanci é a primeira escola a receber o projeto Levanta Cabeça

O último dia 23 de novembro (terça-feira) marcou o início das oficinas do projeto Levanta Cabeça nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. O primeiro estabelecimento de ensino a receber a visita foi Instituto de Educação Clélia Nanci, localizado em São Gonçalo.

Para começo de conversa, o coordenador do projeto, Marcello Silva, fez um resumo do objetivo do Levanta Cabeça. Em seguida, houve a exibição de um vídeo de apresentação dos personagens - os atores Jonathan Haagensen, Jonathan Azevedo, Jeferson Brasil, Micael Borges, Luis Otávio, David Santos, Marcello Melo Junior, Sabrina Rosa, Cintia Rosa, Roberta Santiago e Roberta Rodrigues, todos egressos do grupo Nós do Morro. Em cada depoimento, os artistas falavam dos sonhos e as metas que cada um traçou para atingi-los.

Dinâmica da imagem
Após o vídeo, foi realizada a dinâmica da imagem, que contou com a participação do fotógrafo Maurício Hora. A apresentação traçou uma linha da vida do fotógrafo e de como ‘um dos primeiros traficantes do Rio de Janeiro’ e morador do Morro da Providência teve sua vida definida pela escolha da fotografia. “A principal ferramenta do fotógrafo é o próprio olho”, afirma Maurício ao incentivar o uso do celular e das câmeras digitais para além dos sites de relacionamento, mas sim utilizar os equipamentos como transformadores de realidade. Foto-denúncia, composição e luz foram temas abordados pelo fotógrafo. Ao final, Maurício realizou uma oficina em que os alunos puderam usar câmeras digitais e clicar pelas dependências do instituto.

Dinâmica da palavra
De forma leve e descontraída, a dinâmica da palavra foi realizada pela atriz e poetisa Elisa Lucinda. Ela, além de contar a sua história de vida, usou trechos de poesias para abordar temas como racismo e falcatruas políticas. Contando situações cotidianas, Elisa passou a mensagem que todos devem saber a sua história, saber se impor, buscar o conhecimento e seguir de cabeça erguida de forma limpa e digna. A poetisa foi aplaudida de pé no final de sua apresentação.

Bate-papo
Fechando o evento, os atores Micael Borges, Jeferson Brasil, David Santos e Jonathan Azevedo também deram seus depoimentos: cada um contou sua história como negros, moradores de comunidades e jovens bem-sucedidos.
Para finalizar a programação do primeiro dia, foi realizado um bate-papo entre artistas e alunos para discutir questões como a autoestima, perseverança e atitude. O debate contou também com a presença da secretária de Estado de Educação Tereza Porto.

2 comentários:

HOME