Tudo pronto para a segunda edição do Levanta Cabeça. O Centro Cultural Waly Salomão (Afroreggae – Vigário Geral), no último dia 26, abriu suas portas para o lançamento oficial da campanha, que contou com a presença da subsecretária de Comunicação e Projetos, Delania Cavalcante, do idealizador Marcello Silva, dos artistas do elenco, além de coordenadores regionais, docentes e alunos das escolas onde se realizarão as atividades.
Delânia Cavalcante deu início à programação falando ao público sobre a importância de ter o Levanta Cabeça como um projeto da secretaria de Educação. Em seguida, Marcello Silva fez um resumo sobre o trabalho.
O grande momento da tarde ficou por conta da apresentação do vídeo-relatório da campanha de 2009, que arrancou aplausos e emocionou os presentes. Também foram apresentados os vídeo-depoimentos do elenco da edição anterior e, finalmente, revelados os artistas que integram a equipe desde ano com a divulgação dos cartazes e dos vídeos do Levanta Cabeça 2010.
São eles: os atores Silvio Guindane, Aparecida Petrowky, Washington Rimas (Feijão), Thaís Botelho, Priscila Marinho, Juliana Alves, André Ramiro e os músicos MC Sabrina e DJ Sany Pitbull. A “Dinâmica da Palavra”, parte da programação do projeto, será realizada pelo ator e humorista Marcio Libar e pelo Trio Ternura, formado por Dum, Jamaica e Thiago Martins, que fará shows nos colégios que receberem as atividades do projeto.
– Vocês verão alguns personagens mais comuns, outros invadirão seus ouvidos, outros não tão conhecidos. A ideia é misturar, mas todos ligados à cultura, à arte e à educação, além da história de superação de cada um”, declarou Marcello Silva sobre a escolha dos personagens para esta edição.
Os alunos participaram de um bate-papo com o elenco, em que esclareceram dúvidas, questionaram e contaram um pouco de suas histórias. A noite foi encerrada com a apresentação de Marcio Libar, que causou reações de reflexão e muita risada promovendo integração total entre os presentes.
O Levanta Cabeça visa celebrar o mês da Consciência Negra de uma maneira contemporânea e inovadora através da execução de atividades de impacto. A escolha das atividades foi pensada com o objetivo de fortalecer a auto-estima dos jovens a partir da afirmação de suas raízes culturais, expoentes musicais e estéticos.
O Levanta Cabeça chega a todas as escolas da Rede Estadual de Ensino onde quatro delas (C.E. Miécimo da Silva, de Campo Grande; C.E. Carmela Dutra, de Madureira; I. E. Clélia Nanci, de São Gonçalo; e I. E. Rangel Pestana, de Nova Iguaçu) concentrarão a maior parte das atividades.
HOME