Da esq. p dir. Luiz Otávio, Jefferson Brasil, David Santos, Sabrina Rosa, Cintia Rosa, Geovana Pires
Usando uma linguagem cotidiana, o que facilitou a aproximação dos alunos, os personagens contaram suas vivências tendo como pilar a educação e a conscientização. Como moradores do Morro do Vidigal, relatam o percurso até se tornarem jovens bem sucedidos, apesar de tudo parecer estar contra. Ressaltam também como foi importante conhecer sua própria história, de como é importante ter atitude, postura e cavar suas próprias oportunidades.
O evento tem como finalidade trazer à tona discussões no mês da Consciência Negra de uma forma leve e descontraída. Busca fortalecer a auto-estima através das experiências de jovens que passaram por situações parecidas e que com seu próprio esforço conseguiram transformar suas vidas.
Para celebrar o sucesso do projeto, será realizado no dia 27 de novembro um show no Maracanãzinho com o grupo Melanina Carioca. Estarão presentes os alunos das quatro escolas que participaram das palestras.
Ao todo, o projeto abrangeu 1.500 institutos estaduais de ensino médio e onde no Clélia Nanci (São Gonçalo), Miécimo da Silva (Campo Grande), Rangel Pestana (Nova Iguaçu) e Carmela Dutra (Madureira) foram realizadas as atividades práticas.
A realização do projeto foi possível devido à parceria entre Secretaria de Educação, Oi Futuro e Melanina Carioca.