Projeto Levanta CabeçaO
Levanta Cabeça é um projeto da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Oi Futuro e o grupo Melanina Carioca, do qual participam os artistas: Jonathan Haagensen, Jonathan Azevedo, Jeferson Brasil, Micael Borges, Luis Otávio, David Santos, Marcello Melo Junior, Sabrina Rosa, Cintia Rosa, Roberta Santiago e Roberta Rodrigues, todos egressos do grupo Nós do Morro. Direcionado aos jovens estudantes da rede estadual de ensino, o projeto faz uma celebração à consciência negra de uma maneira inovadora e contemporânea, realizando diversas atividades de impacto que terão o jovem como foco.
Essas atividades vão incentivar e fortalecer a auto-estima dos jovens, principalmente os situados em risco social, a partir da afirmação de suas raízes culturais, expoentes musicais e estéticos; refletir como a juventude se percebe e enxerga a questão do respeito e dignidade através de exercícios que estimulem a reflexão e a criatividade; além de criar referências positivas através das ferramentas que a indústria cultural dispõe, buscando uma maior aceitação das temáticas trabalhadas.
O Levanta Cabeça acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro nos Colégios Estaduais Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, Clélia Nanci, em São Gonçalo, Miécimo da Silva, em Campo Grande e Carmela Dutra, em Madureira. Os alunos assistirão a uma oficina com a atriz e poetisa Elisa Lucinda e participarão de uma série de atividades culturais, incluindo palestras com integrantes do grupo Nós do Morro.
Dia 23/11 - Clélia Nanci, São Gonçalo
Dia 24/11 - Rangel Pestana, Nova Iguaçu
Dia 25/11 – Miécimo da Silva, Campo Grande
Dia 26/11 - Carmela Dutra, MadureiraAtividades desenvolvidas com os jovens- Dinâmica da palavra – os jovens produzirão um histórico sobre suas próprias vidas, traçando um perfil e refletindo sobre sua história, destacando as dificuldades enfrentadas e as vitórias alcançadas, o que pode transformar-se em uma poesia, um conto, um artigo ou qualquer outra criação artística.
- Dinâmica da imagem - os alunos aprenderão a usar corretamente câmeras fotográficas e de vídeo, tendo como foco a abordagem da história pessoal de cada um, como eles se veem e como gostariam de se ver no futuro. Cada um também escolherá uma pessoa do convívio escolar especialmente para retratá-la.
- Exibições de vídeos e debates – projeções de vídeos institucionais do projeto iniciarão as atividades. Serão apresentadas as histórias dos personagens da campanha e logo após haverá participação do público.
- Apresentações Musicais – evento de celebração da consciência, destacando que ela deve ser uma constante em todos os momentos da vida. Shows com os músicos do Projeto Melanina Carioca unindo Funk, Rap, Samba e MPB. Reunirá os alunos que mais se destacaram dentro do processo das dinâmicas.
- Hot site – esta página na Internet reúne informações gerais sobre o projeto Levanta Cabeça, quem participa, onde acontece, fotos dos personagens, vídeos depoimentos e atualizações de conteúdo sobre as ações nas escolas.
- Catálogo – será produzido material do projeto com fotos dos alunos, dos processos de criação e textos em geral para ser distribuído aos jovens.
Tanto o material de apoio, quanto o material produzido nos encontros serão publicados no hotsite dentro do site da Secretaria de Educação, que disponibilizará também o material criado pelos alunos: textos, fotos e vídeos.
Um catálogo reunirá um apanhado geral do que de melhor for produzido no decorrer do projeto, transformando alguns alunos também em personagens da campanha. Desta forma, as perspectivas se ampliam com a possibilidade de mudanças de comportamento e conscientização.
Hip Hop Celebra. O movimento em marcha!
Secretarias de Educação e Cultura e Oi Futuro promovem encontros para celebrar o Mês da Consciência NegraEm novembro é celebrado o Mês da Consciência Negra e, por isso, a cena hip hop carioca, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e do Oi Futuro, vai promover um grande encontro para incentivar a conscientização. Dia 12 de novembro (quinta-feira), acontecerão na cidade do Rio de Janeiro diversos encontros de artistas envolvidos com este movimento e atividades baseadas nos quatro elementos da cultura hip hop: Rap, DJ, Grafite e B. Boy.
A ideia é se reunir em uma tarde de celebração, mobilização e conexão, onde diversos artistas e ativistas da cena hip hop, além de grupos e instituições irão, juntos, reforçar o ‘espírito plural’ deste movimento. O evento será uma marcha que começa na Candelária, passa pelas ruas do Centro até chegar ao Buraco do Lume, no Largo da Carioca. As secretárias estaduais Tereza Porto, da Educação, e Adriana Rattes, da Cultura, estarão presentes reconhecendo a importância da cultura hip hop para as ações de educação e política cultural da cidade, também participarão do evento.
Com performances de B.Boys, Jam Sessions com MC’s, rachas de DJ’s e intervenções de grafite, o Hip Hop Celebra quer integrar diversas tribos, além de abrir espaço para o funk, reggae, samba, poesia, teatro, circo e outros grupos artísticos da cidade, porque nesta cultura todas as manifestações são bem-vindas. A tarde contará ainda com shows de alguns dos mais expressivos grupos e artistas do cenário carioca
Para encerrar o evento, a exibição do documentário “L.A.P.A.”, do Caví Borges e Emílio Domingos, que trata do universo do hip hop e do cotidiano de quem busca sobreviver de música no Brasil, tudo ambientado no tradicional e boêmio bairro da Lapa.
Sobre a História do Hip HopEm 12 de novembro é comemorado o ‘Dia Mundial do Hip Hop’ e o aniversário da Zulu Nation Universal. Vale lembrar que Nova York, em especial o bairro do Bronx, nessa época era assolada por guerras de gangues juvenis. E o MC/DJ Afrika Bambaataa, com seus apoiadores reuniram os jovens para, em vez de se matar, realizar suas batalhas através da dança. Uma dança de rua pacificadora, geradora de harmonia, com suas mensagens cantadas através de poemas ritmados e impressas nas artes dos grafites. Assim nasceu uma cultura que hoje está cada vez mais viva e ativa, principalmente nas grandes cidades do mundo.
No Brasil, esta cultura chegou na década de 80 e, mesmo sem o apoio da grande mídia, conquistou corações e mentes juvenis. E é isto que o Hip Hop Celebra vai comemorar. Paz, harmonia e consciência juvenil. Uma mistura de atividades e manifestações artísticas, com base nos elementos desta cultura.
Serviço: Hip Hop CelebraDia: 12 de novembro (quinta-feira)
Local: Centro da Cidade (concentração: Candelária l encerramento: Lardo da Carioca)
Horário: a partir das 12h
Entrada Franca